PANELAÇO EM SP: VALEU O BONECO DA COCA-COLA MURCHINHO E A VITÓRIA APÓS A QUEDA DE BRAÇO COM A GCM

14 10 2012

Por CarlosCarlos

Minhas e meus camaradas,

Hoje rolou o Panelaço, um ato mundial contra o desenvolvimentismo, a repressão, a especulação imobiliária e seus incêndios em favelas, a exclusão social, enfim, muitas coisas que se resumem na seguinte pergunta:  Revitalização pra quem? Qual desenvolvimento?

O fato é que a parada saiu da Favela do Moinho e lá eu fiz umas fotos de celular, vejam:

Depois disso, o pessoal saiu pelas ruas do centro e passou pelas ocupações da Rua Mauá e da Avenida São João. Nesse momento eu não estava junto pois estava na Favela do Moinho levando uma ideia com o guerreiro Milton Sales.

E aí, nesse meio tempo, o pessoal colou no boneco da Coca-Cola no Anhangabaú, boneco privatizado pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas, boneco perfeito para ser furado, até porque, sou cidadão e não quero nenhum boneco de multinacional na minha praça!!! (foi nessas que o pau quebrou no Rio Grande do Sul, pela mesma borracha inflável da Coca-Cola pisando em vidas humanas, veja).

Veja as fotos do momento do ato (extraídas do site da Folha de São Paulo):

Boneco ainda de pé, grades já no chão:

Furando:

Murchinho:

Veja no vídeo do Ocupa Sampa o boneco indo ao chão:

Pois bem, na sequência dessa parada eu e o Milton Sales viemos chegando e vimos uma confusão com a GCM – Guarda Civil Metropolitana, debaixo do viaduto do Anhangabaú.

Chegamos perto e constatamos: a GCM estava sedenta por pegar algum “responsável”, algum bode expiatório da situação. E quem que vcs acham que eles pegaram?? Algum mano com cara de branco classe média e que tenha uma possível “influência familiar” que possa lhes prejudicar? Nunca!!!

Foram direto a um dos moradores do Moinho que estava acompanhando o ato, o nome dele é Marcelo e, diga-se de passagem: é preto, pobre e favelado, como diz Milton Sales.

Foi totalmente evidente o motivo da escolha desse “culpado da GCM”, como forma de “mostrar serviço” e “arranjar uma solução”, acuando um indivíduo pra eles considerado “suspeito” (como já dizia Planet hemp: “é o favelado, é o paraíba, é o negão”).

E foi aí que iniciou-se uma longa negociação entre nós, manifestantes e a GCM, pois o RG do Marcelo estava em posse dos guardas, que juravam ter provas concretas, imagens que mostravam com nitidez quem tinha furado o famigerado boneco.

Desde o começo eu duvidei prontamente dessa história de “imagens, provas” e fiz parte de toda a negociação. Os GCM queriam levar o Marcelo de qualquer jeito pra DP, algo que eu fui totalmente contra desde o início, enquanto outras pessoas eram a favor.

Bati o pé, assim como o guerreiro Milton Sales e outras pessoas presentes, e após longas horas de negociação, nós conseguimos pegar o RG do Marcelo de volta e fazer ele sair liberado, sem problema nenhum com a “lei”.

Foi uma felicidade, pra mostrar praqueles que acreditam e se curvam a essas leis injustas, que só conseguimos nossos objetivos com foco e desobediência civil bem articulada e pautada nos princípios de verdade, justiça e principalmente na LEI DAS RUAS, e não a própria lei dos ricos que nasceu para nos extorquir, nos matar, nos oprimir.

POSSO GARANTIR QUE HOJE TIVEMOS UMA VITÓRIA LEGÍTIMA, COM O POVO NÃO ACEITANDO AS INJUSTIÇAS E INVERDADES IMPOSTAS!!! MOSTRAMOS QUE UM BONECO INFLÁVEL DE UMA MULTINACIONAL NÃO PODE SER MAIS IMPORTANTE DO QUE UMA VIDA HUMANA QUE TEM QUE TER O DIREITO DE IR E VIR!!! VENCEMOS PELO CANSAÇO E PELA FALTA DE PROVAS DOS POLICIAIS, QUE QUERIAM LEVAR A QUALQUER CUSTO O RAPAZ, MAS ALI, ELES NÃO PASSARAM!!!

PODER PARA O POVO, PODER PARA O POVO!!!

Muita axé pra todos nós e vida longa pra real militância das ruas, em prol do povo pobre, em prol das ruas, em prol do povo oprimido, que não paga pau pra nenhuma farda ou instituição militarizada.

OBS: Que fique claro, em nenhum momento houve violência por parte da GMC para com os manifestantes, assim como em nenhum momento os manifestantes agrediram ou xingaram a GCM, foi tudo resolvido no diálogo, assim como deveria ser em todas essas ocasiões.

 


Ações

Informação

5 respostas

14 10 2012
Michelle Gomes

Revoltante essa situação com o Marcelo hein …… essa é mais um prova do país racista que vivemos!!!

14 10 2012
Archivo multimedia de #GlobalNoise #13o | International Comission Barcelona

[...] York: http://www.nicholasmirzoeff.com/O2012/2012/10/13/the-global-day-against-debt/ Sao Paulo: http://bolaearte.wordpress.com/2012/10/14/panelaco-em-sp-valeu-o-boneco-da-coca-murchinho-e-a-vitori… [...]

15 10 2012
(Des)aniversário Ocupa Sampa « vertigem existencial

[...] abandonar o lema “se levar um, leva todo mundo”, o caso foi resolvido sem maiores conflitos. Aqui tem uma matéria sobre essa [...]

16 10 2012
29 10 2012

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 49 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: