A TV COMO DEVERIA SER: OFICINA DE CARLOSCARLOS COM JOVENS DO COLETIVO JOVEM CAIÇARA

8 07 2009

Salve rapaziada!!

Posto agora aqui no VídeoBlog dois vídeos que eu já deveria ter postado a tempos. São os pilotos de tv dos programas “Mesa Real & Dona Coisa” e “Cultura é Raiz”. Eles foram produzidos por jovens que fazem parte do Ponto de Cultura Caiçaras e do “Coletivo Jovem Caiçara”, localizados na cidade de Cananéia. Eles foram realizados durante a “Oficina de produção de pilotos televisivos”, ministrada por eu mesmo, CarlosCarlos, idealizador, apresentador e editor do Programa Bola e Arte.

No ano passado eu fui chamado pelo meu camarada Fernando para desenvolver essa oficina no Ponto de Cultura de lá e foi uma experiência realmente transcedental!!A galera tem realmente um potencial criativo muito legal e talento para executar na prática!!

É por essas e por outras que eu continuo dizendo que a fórmula de televisão vigente no Brasil e no mundo já era, quem tem que fazer a Tv, definir o conteúdo que vai ao ar e principalmente produzir e dirigir esse conteúdo, é o próprio povo. Enquanto a Tv for dirigida e produzida pelas pessoas que não pertencem ao povo de fato, ela nunca vai chegar nem perto de reproduzir fielmente a verdadeira realizade das ruas.

É só olhar o trabalho dessa rapaziada, que com conteúdo consistente e formato criativo deixam no chinelo qualquer programa vigente de Tv aberta no país. Isso no que diz respeito ao lado humano dessa história toda. Em relação à técnica, realizamos a oficina com poucos recursos, mas é justamente pra mostrar que o que precisamos é de estrutura e condições de realização de um trabalho a longo prazo, pois capacidade e talento nós temos de sobra, e além de tudo estamos a favor do povo (fazemos parte dele) e nos preocupamos de fato com os seus anseios.

O modo irracional e não-humano que os programas e formatos se encontram, já passaram dos limites!! Vivemos numa roleta russa onde tudo o que parece ser a favor do povo é contra, e algumas vezes o que é favor fica parecendo ser contra. É uma inversão de valores do tamanho do mundo.

E para terminar deixo uma pergunta no ar: Como chegar lá se as portas são tão permeadas por politicagens, interesses pessoais e submetidas primeiramente ao mercado ao invés de outros valores?? Será que basta produzir um trabalho de qualidade, criativo, inovador e com outros direcionamentos de conteúdo, ou temos que nos submeter a aquilo que não acreditamos e que percebemos ir contra o nosso próprio povo??? Deixo a pergunta no ar.

Um abraço,

CarlosCarlos

Segue abaixo o piloto televisivo “Mesa Real & Dona Coisa”:

Segue abaixo o piloto televisivo “Cultura é Raiz”:



Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: