PALMEIRAS ELIMINADO: O “ESTILO FELIPÃO” ESTÁ EM QUEDA???

25 11 2010

E ontem, na noite do dia 24/Novembro/2010, no Pacaembú, aconteceu o que ninguém esperava: Palmeiras eliminado da Copa Sulamericana. Fazia tempo que eu não assistia um jogo que todos tinham a certeza tão absoluta que um time já estava classificado, e isso se deve ao fato do Palmeiras ter ganho de 1 X 0 o jogo na casa do Goiás, ter feito gol fora e ao fato do Goiás já estar rebaixado no Campeonato Brasileiro. Pra completar, o Palmeiras começou o jogo indo pra cima, chutou bola na trave, mas aí, a velha máxima de que “o futebol é jogado e o lambari é pescado” se apresentou novamente ontem no Pacaembú: Palmeiras 1 X 2 Goiás, Goiás classificado para a final da Sulamericana, e com justiça!! Jogou pra isso, fez o que devia fazer, merecida vitória.

Mas, como no banco de reservas do Palmeiras se encontrava Luiz Felipe Scolari, ou Felipão, uma pergunta me veio a mente nessa manhã de quinta-feira: “Será que o estilo Felipão está em queda???”. Com “estilo Felipão” eu quero dizer daquele treinador que tem pinta de general, que priva seus jogadores disso ou daquilo, que tem a disciplina como marca principal, que vocifera contra a imprensa, que não aceita ser questionado, será que isso já não funciona mais???

Como explicar a queda brusca de técnicos como Vanderlei Luxemburgo e Leão, por exemplo?? Treinadores conhecidos pelo “estilo militar” de trabalho e que fizeram muito sucesso anos atrás. No tempo em que estavam em alta, a máxima de ter em seu time um “técnico general”, no “estilo Felipão”, parecia ser a única forma de um time ser campeão.

Com o título do Campeonato Brasileiro do Flamengo em 2009, em que tinha o técnico Andrade no comando, algo ficou no ar: “Mas como o Flamengo foi campeão com um técnico desses?? Bonzinho, amigo dos jogadores, bem diferente dos treinadores rígidos, generais e disciplinadores”.

Não sei ao certo o quanto esses meus questionamentos fazem sentido, mas como tenho um VídeoBlog pra trocar com as pessoas que o visitam, resolvi deixar essa questão no ar. Gostaria que vcs deixassem as suas opiniões a respeito. Faz sentido o que estou dizendo???

O que eu sei é que Felipão nunca mais ganhou nada desde a Copa de 2002, Luxemburgo está em queda livre e Leão nem aparece mais no noticiário que indica os “técnicos top de linha”… e aí, o que vcs acham???

Agora, fiquem com os gols de Palmeiras 1 X 2 Goiás:


Ações

Information

6 responses

25 11 2010
vitorcaldi

Com o time que o Palmeiras tem, o Felipão tirou leite de pedra. Ainda é um baita técnico. O resultado do técnico bonzinho do Flamengo tá aí, em 2010, com o time lutando pra não cair.

25 11 2010
bolaearte

Vitor, a questão que abordei no post não é do técnico ser “bonzinho” ou não, é a forma militar de comandar um time que durante anos foi perpetuada como o grande motivo para as vitórias de técnicos como Leão, Luxemburgo, Felipão.. no caso do Andrade, aí é outra história, o Flamengo mandou-o embora sabe-se lá porque, talvez não estivesse lutando pra não cair se ele estivesse lá.. vai saber. Valeu pelo comentário, abs, CarlosCarlos

25 11 2010
Leandro da Mata

Talvez não seja coerente dizer que o futebol está em processo de evolução, mas de certo está em processo. E quem não se adapta as mudanças, dança! Também não vou debater o trabalho tático ou técnico do Felipão, afinal é evidente que o elenco palmeirense é limitado e necessita de reforços. Porém, o método pode ser questionado. As características principais do técnico sempre foram o aspecto motivacional e o espiríto coletivo de superação, entretanto, desde seu retorno ao Palmeiras – exceto no jogo contra o Vitória no mesmo Pacaembú – não reconheço mais estas virtudes em seu trabalho. Veremos em 2011, com um elenco mais qualificado, se ele volta a desempenhar estas que sempre foram suas marcas. Quanto aos egocêntricos Luxa e Leão, prefiro abster-me. E nem acho que possam ser comparados à Luis Felipe Scolari.

26 11 2010
P2A2

O que pode ter evidenciado que o estilo “militar” não funciona mais, foi a própria e recente queda de Dunga na seleção. Entretanto, há muitas controvérsias! A mesma seleção, não conseguira sucesso anteriormente com Parreira, que se fôssemos classificá-lo nesta tabela, estaria do lado dos técnicos “bonzinhos”. Esta discussão é muito ampla, é só pensarmos no caso de Mourinho – atual técnico do Real Madrid – que disse que no “seu” time o Kaká não jogaria; militarismo ou vaidade? Enfim, o estilo de Mourinho é muito parecido com o de Felipão que segue uma pragmática que previlegia a defesa.
Por fim, temos muitos exemplos dos dois estilos que conseguem ou não sucesso. Talvez isto esteja ligado a uma sequência de fatores combinados, ou seja, indepedente do estilo do técnico, se a comissão técnica, a diretoria, a torcida e principalmente, os jogadores jogam pelo mesmo time, aí ninguém segura!

P.S.: Concordo que a parte tática destes treinadores citados esteja ultrapassada. Eles precisam se reciclar.

Abraço, irmão.

26 11 2010
bolaearte

Salve P2A2, muito boa a sua lembrança sobre o Dunga para falar sobre o “miltarismo” no futebol, não sei como eu não lembrei dele quando escrevi o post.. o que eu quis dizer com esse “estilo militar”, é que a um tempo atrás esses técnicos ganhavam tudo, não é verdade?? E eram considerados os principais responsáveis pelos títulos e não os jogadores… eu particularmente questiono esses métodos muito severos de se treinar um time, essa “hierarquia maluca” que se impõe em grandes meios mercadológicos.
Quanto ao “ser bonzinho”, não é bem ser bonzinho, é mais ter métodos que contrariem essa máxima militar, sejam eles quais forem.. e quanto ao Parreira, acho que ele não tem “estilo bonzinho” e sim “estilo bobinho”, hahahah.
Valeu pelos comentários, P2A2 e Leandro da Mata.

CarlosCarlos

26 11 2010
P2A2

Estilo “bobinho” definiu bem!
Rsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: