OS VALORES DE HOJE EM DIA, SEGUNDO QUINO

26 11 2010

Vc costuma se auto-questionar dos valores que vc cultiva em sua vida e os valores que a sociedade impõe, difunde, publica, ensina??? Eu sim. Acredito que seja algo essencial para estarmos conectados ao que acreditamos de verdade e não simplesmente por ensinamentos questionáveis e ambíguos, que aprendemos desde cedo na escola, na Tv, na vida em sociedade como um todo.

Um bom trabalho para exemplificar isso e fazer pensar, é o slide a seguir do cartunista argentino Quino, criador da questionadora Mafalda:

Este slideshow necessita de JavaScript.

E aí, reflexões???


Ações

Information

7 responses

26 11 2010
P2A2

O Quino não é só gênio, é humano demais!

Quanto a mim, questiono tantas coisas que pareço um cético ambulante.
Mas são estas discussões que fazem sentir vivo.

Não tenho muito o que falar, concordo com sua opinião.

Abraço, irmão.

26 11 2010
zaro

de fuder!

27 11 2010
Magnólio

“em sp, deus é uma nota de cem… vida loka!”

27 11 2010
Rafi Carolina bouvier

Infelismente a sociedade tah corrompida mesmo…
a inversão de valores existe e isso é fATO!

27 11 2010
Menegassi

Sou avesso à generalizações. Não vou afirmar que os valores estão invertidos porque conheço muita gente honesta, de caráter. Além disso, ao afirmar que são esses os valores impostos pela sociedade, estamos os legitimando. Acho que cabe a cada um ter discernimento para saber o que é melhor, o que usar e como usar.

Nem Freud, nem Jung!

27 11 2010
bolaearte

Menegassi, na real isso não é uma generalização, apenas uma visão do cartunista Quino sobre características inerentes a nossa sociedade atual. É claro que nem todas as pessoas se curvam aos valores invertidos, mas é fato que todas elas chegam a ter contato com eles, é só ver a força que instituições como mídia, escola, igrejas e templos, corporações e publicidade fazem para que isso aconteça.
E mesmo essas pessoas que vc diz honestas e de caráter, muitas vezes entram nesse redemoinho de valores invertidos acreditando que não estão fazendo nada demais, pois a nossa sociedade foi ensinada assim, não aprendeu a ser crítica e já não tem mais muita disposição ou coragem para questionar o que aprenderam desde cedo.
Definitivamente não concordo quando vc diz: “ao afirmar que são esses os valores impostos pela sociedade, estamos os legitimando”, de nenhuma forma estamos os legitimando por conta disso. Se assim fosse, nunca poderíamos colocar o dedo nas feridas e tentar jogar luz sobre fatos maquiados e totalmente obscuros nessa terra de valores trocados e, aí sim, legitimados pelas velhas estruturas da república brasileira.
Pra finalizar, o ideal é isso que vc disse: “Acho que cabe a cada um ter discernimento para saber o que é melhor, o que usar e como usar”… mas numa terra de ensino precário, saúde deprimente e publicidade voraz, fica meio difícil da maioria ter esse discernimento, não é verdade???

Abs do CarlosCarlos

28 11 2010
Jaqueline Soares

Muito bom a apresentação. Nos lembra que todas as pessoas apenas replicam o que foi passado para elas na infância, o preconceito e falta de ética não é inerente ao ser humano, mas foi construído socialmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: