JAMES BANTHU SOFRE RACISMO NO BANCO DO BRASIL – LUTEMOS COM ELE!!!

10 02 2011

O poeta James Banthu, frequentador do Sarau da Cooperifa sofreu racismo por parte dos seguranças do Banco do Brasil no dia de ontem.. tá rolando um manifesto na internet contra essa palhaçada, contra esse velho crime, que é o RACISMO, que desde os tempos da escravidão acontece de forma acentuada no Brasil. Além do manifesto, um pessoal vai hoje lá na agência do Banco fazer um protesto… no texto abaixo, escrito pelo Sérgio Vaz, idealizador da Cooperifa, tem mais informações. SEMPRE CONTRA O RACISMO E QUALQUER OUTRA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO!!! SEMPRE!!!

CarlosCarlos Bola & Arte

Ps: Uma informação importante que há no texto do Sérgio Vaz, é a seguinte: “Ele foi direto para a delegacia Especial de Crimes Raciais para prestar queixa, como todo mundo que sofre racismo deve fazer”.

SAIBAM DISSO E NÃO DEIXEM DE LUTAR PELOS SEUS DIREITOS QUANDO ISSO ACONTECER!!!

Segue o desabafo em vídeo de Banthu na noite ontem no Sarau da Cooperifa sobre o ocorrido:



James Banthu

Reproduzo texto de Sergio Vaz extraído do blog http://colecionadordepedras1.blogspot.com:

Povo lindo, povo inteligente,
O nosso amigo e músico James Banthu sofreu ontem um atentado racista na agência do Banco do Brasil na Rua Rego Freitas, centro de São Paulo.
Ele chegou na agência para sacar um cheque referente a um trabalho prestado e foi interpelado logo na entrada, onde teve sua carteira e mochila revistada, mas ao notar o seu Notebook o segurança disse que ele não podia entrar com ele, mas acontece que não tinha armário para guardá-lo, então ele se recusou, é claro, a abandonar o Notebook do lado de fora.
Nisto dois policiais que estavam na agência, ou foram chamados, tomaram as dores do banco e o revistaram de forma vexatória e arbitrária, e mesmo vendo que ele não possuía nenhuma arma, a não ser a resistência, ainda o proibiram de entrar. É isso, negro não pode entrar na agência do Banco do Brasil na Rua Rego Freitas?
De lá ele saiu e foi direto para a delegacia Especial de Crimes Raciais para prestar queixa, como todo mundo que sofre racismo deve fazer, para que o banco e seus responsáveis sejam penalizados conforme manda a lei.
Hoje, lá pelas 13hs, o James vai voltar ao banco para sacar o seu cheque, só que desta vez ele não vai sozinho, vários coletivos culturais e amigos vão estar juntos para conferir de perto, mais um capitulo desta história vergonhosa e recorrente, que é o racismo. Até quando?
Se ele não oferecia nenhum risco a segurança do banco, já que não estava armado, por que foi proibido de entrar? Racismo!
Sergio Vaz
Cooperifa

PARA ASSINAR O MANIFESTO É SÓ DEIXAR UM COMENTÁRIO AQUI COM NOME COMPLETO OU NO BLOG DO SERGIO VAZ: http://colecionadordepedras1.blogspot.com


Ações

Information

13 responses

10 02 2011
Carlos Eduardo Baptista Pinto

Assinado?
só isso?

Força e que consigam resolver essa veregonhosa situação!

10 02 2011
Dione

Dione Frederico da Silva Catarino

10 02 2011
MORFY

Bom gente isso só serve para a gente ocupar as trincheiras pois a guerra ta rolando e temos que estar prontos para combater esse tipo de comportamento que no brasil existe e SÓ NÓS QUE PASSAMOS POR ISSO podemos COMBATE-LO

10 02 2011
Ana Luiza J. T. Corrêa

Mais do que a lei, a força popular.

10 02 2011
luanny

LUANNY ZOROB SILVA

10 02 2011
Mel Duarte

Terça feira eu vi esse preto cantar e encantar muitas pessoas no Sarau Suburbano e hj me deparo com essa notícia!
Ah! se esses seguranças tivessem visto o que eu vi… Teriam medo pois iam perceber que a arma de James é muito mais poderosa do que eles imaginam…

Assino qnts vezes forem necessárias!

Mel Amaro Duarte

10 02 2011
Vera Campos

Absurdo!
É isso, só palavras não atingem o alvo, abaixo a racismo, mas somadas as ações, as cabeças dos pescoçudos terão que abaixar.
Negros não podem ser o que é, não podem ter note-books, não podem sacar o dinheiro de seu trabalho, não podem andar ás ruas; qual é ninguém nos vê?
Pára. Lamento que a mensagem tenha chego apenas agora para minha página, quase ás 14h30, moro muito perto desta agência e teria com certeza me juntado ao grupo de protesto e ao James Banthu.
Sou brasileira, negra, mulher, guerreira com muita força e amor!
Black power.

10 02 2011
Mariana Santos de Assis

É isso aí, os racistas estão mostrando mais a cara, ou será que nós estamos olhando de maneira mais crítica as agressões que sempre sofremos?? Não sei, mas de qualquer forma tamo junto nessa luta aí.
Aproveito pra lembrar um flagrante feito pelo pessoal do Circo Voador no Rio de Janeiro:

Acho que o momento pede, o preconceito só muda de sotaque

10 02 2011
Ana Beatriz

Que Palhaçada, é sempre a mesma história, sempre a mesma coisa.
Basta que a pele não seja alva como o leite e já é suspeito.
Muita, Muita, Muita PALHAÇADA PARA UM PAÍS MISCIGENADO.
A cada momento, a cada minuto, somos desrespeitados, até quando???

10 02 2011
Generosa

Desde sempre somos sujeitados a esse racismo, como em tudo, existem lados distintos da questão, só não é pior pque se depararam com alguém que tem o pleno discernimento do lugar que ocupa neste mundo, felizmente é um agente transformador, sinto-me triste por ter ficado sabendo só agora! Gostaria de ter ido. Mas já estou aquí fazendo minha parte. Divulgando o acontecido!

10 02 2011
pedro banders

Meu nome é Pedro Bandera, sou um músico cubano residente no Brasil, sufri de um ato similar no shopping cidade jardim faz já 6 meses, embora tenho feito a denuncia formal no Decradi, como ate agora a institução não se pronucio, estamos preparando um ato de protesto contra o Racismo, para o dia 19/02, a partir do meio dia, será uma paseata pela calçada do shopping, vamos fazer disso uma luta de todos, Obrigado

11 02 2011
Tiago Vinícius

Assinado! E vamos em frente.

18 03 2015
MAURICIO A SOUZA

INICIALMENTE, O CASO EM QUESTÃO TEVE FOI PROVOCADO PELOS GUARDAS QUE CONTROLA A ENTRADA NA AGENCIA, TANTO É QUE OUTRAS PESSOAS ENTRARAM E SAÍRAM DA AGENCIA TÉ A CHEGA DO CANTOR NEGRO. POREM, CASO ELE FOSSE DE OUTRA ETNIA, MESMO BARBUDO E USANDO CAMISÃO, LOGO ENTRARIA SEM A MENOR OBSTÁCULO. PARA MIM, ESSE SENHOR GUARDA DEVE TRABALHAR AFASTADO DO PUBLICO, A DEMAIS, OS POLICIAS QUE ALI SE ENCONTRAM AO INVÉS DE CONTORNAR A SITUAÇÃO, AO CONTRARIO CAUSOU TUMULTO E EM NADA RESOLVERAM. ALIAS, O BB. CARREGADA A BANDEIRA DO BRASIL, QUE POR SUA VEZ É UM PAIS COM VARIAS ETNIAS E ORIGENS. TÁ ESCRITO EM TODOS OS GRAUS ESCOLARES, AÍ, SERÁ QUE O GUARDAS ESTUDARAM ISSO, OU TEM ORDENS PARA CONTROLAR A ENTRADA NA AGENCIA SÓ DOS NEGROS?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: