FESTIVAL DE CINEMA DE VÁRZEA: MÁGICO E NECESSÁRIO

24 02 2011

Ano passado eu fiz um post aqui sobre um festival que eu estava trabalhando, o Festival de Cinema de Várzea, uma realização muito interessante do coletivo audiovisual NCA – Núcleo de Comunicação Alternativa – integrado pelos camaradas Daniel Fagundes, Fernando e Diego. Esse projeto foi contemplado num edital da Funarte.

Os caras me chamaram pra ser uma espécie de vídeo-repórter do festival, entrevistar a galera e cobrir fatos curiosos que aconteciam… além disso, eu fui o mediador dos debates realizados… a experiência foi marcante e muito rica, passamos uns dois meses durante todos os fins-de-semana indo para os campos de várzea do Grajaú, acompanhando jogos, premiando os vencedores, organizando debates, realizando projeções de vídeos, conhecendo gente a beça, tomando uma cervejinha…

A idéia do festival é boa demais e os caras me chamaram principalmente porque tem tudo a ver com o Projeto Bola & Arte: a mistura de futebol, arte e transformação social, e isso tudo ocorria de forma latente por ali. O futebol, com os craques e as garotas da várzea pondo a bola pra rolar, a atmosfera, molecada empinando pipa, campo judiado, samba e comunidade… alguns clubes estavam meio decadentes, outros mais estruturados…

… no caso da arte, tínhamos o futebol, arte brasileira magnífica e o vídeo ou cinema: foram exibidos vários vídeos das quebradas do Brasil inteiro, rolando uma espécie de jogo de futebol, com eliminatórias e final, que eu me lembre o primeiro prêmio era uma câmera, o terceiro um DVD… não lembro o segundo. Mas enfim, não importa.

O que importa é que a transformação social de fato rolou, é um projeto embrionário que o NCA quer repetir mais vezes, em outras quebradas de SP e do Brasil. Dá orgulho de ver camaradas a frente de uma realização desse tipo: coisa do povo pro povo, na área do povo, na casa do povo… sem holofotes midiáticos e com uma força no coração tremenda… por ali, a vontade de ver o nosso povo crescer e se desenvolver, é iminente… um grande orgulho e marcante vivência pra mim ter feito parte desse projeto, conheci muitas pessoas, novas histórias, novos lugares, novas perspectivas.

Mais informações sobre o festival: http://www.cinemadevarzea.com.br

A seguir um vídeo editado pelo NCA, em que participei como vídeo-repórter, se liga:

E aí, o que acharam??


Ações

Information

4 responses

24 02 2011
Larissa

Nossa, sérião, PARABÉNS pela iniciativa! Muito legal!

24 02 2011
Twitter Trending Topics Elias Mata for Lovers. | Twitter Trending Topics

[…] FESTIVAL DE CINEMA DE VÁRZEA: MÁGICO E NECESSÁRIO « BOLA & ARTE […]

25 02 2011
paulo castilho

Muito legal essa ideia do festival! O vídeo ficou bacana também!

Bm ver que a rapaziada está produzindo alternativamente, sem depender do mainstream… ´otimo ter esses contato,s Carlos! Parabéns pelo trabalho.
Abs

5 04 2011
Linara

Legal!! Quando vai ter uma nova edição do festival?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: