MULHERES PERIFÉRICAS CANTAM… GENIAL.

24 02 2011

Quando vi esse projeto fiquei de cara com a idéia genial: juntar talentos femininos de todas as idades, de partes periféricas da cidade de SP e fazer música, compor música, viver música… possibilitar os talentos natos do povo brasileiro a fazer o que mais amam, arte pura, vida de verdade, longe de mercado… mostrar a cara de quem tem todo o talento mas precisa do espaço… pois como dizia (e diz) Sergio Sampaio: “Um livro de poesia na gaveta não adianta nada, lugar de poesia é na calçada, lugar de quadro é na exposição…”.

Fico só pensando em quantos talentos sem espaço existem por aí, é nosso dever e nossa luta pressionar para que esses espaços sejam mais que garantidos!!! Vamos que a vida está andando!!!!

Ps: Curti demais o desenho, que deve ser a capa do projeto, das florzinhas com cabelos black tocando seu violão… muito bom!!!

CarlosCarlos Bola & Arte

Extraí essa matéria do blog Do Lado de Cá (http://www.doladodeca.com.br) e agora repasso pra vcs:

Projeto reúne talentos femininos em CD e valoriza a presença da mulher na música.

Escrito por

Tatiana Ivanovici

20/02/2011

Tá na área o CD “Mulheres Periféricas Cantam”, idealizado pela Iniciativa da Casa da Mulher e da Criança (União Popular de Mulheres de Campo Limpo e Adjacências) com apoio do VAI 2010. O projeto teve início na pesquisa por mulheres artistas da periferia da zona sul de São Paulo, o objetivo era encontrar cantoras amadoras e profissionais, donas de casa e vovós, todas com atuações artísticas respeitadas nas comunidades. Cada uma no seu estilo, com sonhos, discurso, postura e vivências próprias.

Martinha da Vila Fundão, Dêssa Souza, Mirapotira, Dona Jacira, Luca Lorenzi e Raquel Trindade são alguns destes talentos garimpados nas quebradas. Elas passaram por oficinas musicais realizadas na União Popular de Mulheres e fizeram pocket shows em locais como o Sarau do Binho, Sarau da Vila Fundão, entre outros pontos das comunidades do lado sul da capital paulista. Toda a gravação e produção do CD foi feita em aproximadamente duas semanas, juntamente com outro projeto do mesmo coletivo (Funk Conscientiza). Segundo Dêssa Souza, “participar do CD me deu gás pra voltar a produzir, a divulgar e, principalmente, pra começar do zero, é cantar que eu quero, e é nisso que eu vou investir”.

Segundo Dêssa Souza, a situação da mulher ainda precisar melhorar muito, “apesar de me sentir fazendo parte de uma revolução, estamos no começo”. “Vejo mulheres saindo de casa pra trabalhar, deixando suas cinco filhas em casa com um cara que já estuprou menina de 9 anos, vejo uma dessas meninas engravidar com 14, vejo que pra ela aquilo é normal.” É necessário que mais projetos como este sejam desenvolvidos pra que tenhamos uma mudança neste quadro, “É um processo lento, pois tem uma série de fatores pra cada mulher: a criação, o meio em que vive, etc. As mulheres tem que cuidar mais de si, ter seu próprio trabalho, estudar e seguir menos os padrões impostos pela sociedade, ser for pra ter filhos, que que seja de uma forma consciente, sabendo da responsa que é.”

Dona Jacira, Zuleica, Maria da Gloria e Maria Zita reunidas durante as oficinas.

Iniciativas como esta só vão fortalecer a presença feminina e promover a autoestima da mulher. “O resultado final das gravações é uma demonstração das muitas possibilidades de sons e trabalhos que existem onde menos se espera, no bairro onde moramos”, afirmam as Mulheres Periféricas. Este disco é apenas a primeira etapa do projeto, que ainda pretende dar continuidade a esta experiência. “Acreditamos que o projeto chegou a um resultado esperado: interação, diversidade cultural e aumento da autoestima das mulheres da comunidade”, afirmam.

Baixe aqui “Mulheres Periféricas Cantam”.

Maiores informações: http://mulheresperifericascantam.blogspot.com/


Ações

Information

One response

10 03 2011
Claudio Oliveira

Mulheres Periféricas Encantam !!!! VALEU !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: