A MENTIRA QUE É O ECAD – Direitos autorais pra quem???

4 03 2011

Sinceramente eu fico embasbacado ao ler uma notícia como essa. É inácreditável como nesses casos o ser humano quer continuar a viver acorrentado: isso mesmo, A-C-O-R-R-E-N-T-A-D-O.

Digo isso pois o cara (ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que está lucrando com essa barbaridade de cobranças indevidas é o cara mais preso do mundo, é um babaca, um mercenário. Não faz o menor sentido cobrar por marchinhas que podem não ser oficialmente de domínio público mas que deveriam ser.

O ECAD é o tipo da instituição que deveria ser abolida, demolida, jogada as traças. Faz mal pro mundo e faz mal pra eles mesmos.

Tem gente nesse planeta que quer privatizar até a água, é tristeza demais, dá até dó. É aquela velha máxima de barão contra povo, elite contra pobres, polícia versus inocentes…. quando é que nós vamos erradicar esses idiotas???

CarlosCarlos Bola & Arte

O post a seguir foi extraído do seguinte endereço eletrônico: http://blogs.estadao.com.br

A FOLIA DO DIREITO AUTORAL

Por Tatiana de Mello Dias

O Cordão do Bola Preta, um dos maiores blocos do Rio de Janeiro, acabou de fechar um acordo de R$ 50 mil com o Ecad. O acordo é referente às músicas que foram tocadas até 2008. Pedro Ernesto, presidente do Bola Preta, critica a cobrança feita com base no público presente no bloco.

“Pela tabela do Ecad, o Bola Preta não teria condições de desfilar. Aliás, ninguém teria. Pelo público que agrega nos seus desfiles, o bloco teria que pagar ao Ecad cerca de R$ 8 milhões para sair às ruas”, disse ele à Agência Brasil.

Todos os carnavais o Ecad faz campanha para alertar os foliões de que as marchinhas “não estão em domínio público”.

Sim, para tocar “Cabeleira do Zezé” em um bloquinho de carnaval, por exemplo, é preciso pagar direitos autorais. O processo é o seguinte: antes de fazer a festa é preciso ir até o Ecad, passar uma lista das músicas tocadas e efetuar o pagamento.

A festa ainda pode contar com a presença de um fiscal do Ecad, que usa uma tecnologia de reconhecimento para aferir quais músicas estão sendo tocadas.

No ano passado, as dez músicas mais tocadas no carnaval foram:

1. Mamãe eu quero
2. Cabeleira do Zezé
3. Me dá um dinheiro aí
4. Marcha do remador
5. Teu cabelo não nega
6. Jardineira
7. Mulata Ye Ye Ye
8. Allah-la-o
9. Cidade maravilhosa
10. Saca-rolha

(com Agência Brasil)


Ações

Information

4 responses

4 03 2011
4 03 2011
Paulo Castilho

Absurdo! Excelente o post de protesto! To dentro!

abs

10 03 2011
Mauricio

No país mais caro do mundo seremos ainda obrigados a pagar para ouvir rádio no trabalho!!! HAHAHAHA!!! Será que os artistas receberão por isso? Será que as rádios vão reduzir em 90% os custos de propaganda, visto que ninguém vai pagar para ouvi-las e a audiência vai cair os mesmos 90%??? E os livros? Concordo em não copiar e gosto de comprar livros, mas para o país que tem os livros mais caros do mundo (quem já viajou ao exterior sabe disso) não restam opções aos estudantes. Sou totalmente a favor do direito autoral, e de muitas outras coisas, mas aqui parece que nada se faz com inteligência, só com arrecadação.

2 06 2011
Francisco Costa

O ECAD É PROPAGANDA ENGANOSA, ELES ILUDEM AS PESSOAS,
EM SU PRIMEIRA PAGINA DIZ ASSIM.

SE VOCÊ É MUSICO OU ESCRE QUALQUER TIPO DE POESIA, VC TEM QUE SE FILIAR A UM,A ASSOCIAÇÃO PARA TER DIREITO AUTORAIS,KKKKKKKKKKK
É UMA MENTIRA DAS GRANDES,

PRIMEIRO SE FOR LIVRO TEM QUE VENDER, SE FOR MUSICA VC TEM QUE TRABALHAR EM CIMA DELA, AINDA A MUSICA TEM QUE SER DE SUCESSO
DE CANTOR CONHECIDO, CASO AO CONTRÁRIO ELES BLOQUEIO O PAGAMENTO, DIZENDO QUE É DE CATITU.
COMO EST[Á ESTAMPADO EM UMA ENTREVISTA QUE A EX. COORDENADORA DO ECAD EM SÃO PAULO, ELA TEM TEM A VERGONHA DE CHAMAR UM COMPOSITOR DE CATITU. ELA DEVE SER UM VIBORA.

TODOS QUE TRABALHAM NO ECAD, VIVEM DA MUSICA, SEJA DOS MEDALHÕES OU DOS MENOS PREVILEGIADOS, MAIS TODOS TEM QUE TER RESPEITO, PRECISAMOS SIM DE UMA EMPRESA OU MESMO UM SETOR DO GOVERNO PARA ARRECADAR E DISTRIBUIR, MAIS QUE TENHA HUMBRINDADE
DEDICAÇÃO E RESPEITO COM QUEM FAIS TANTO DINHEIRO PARA DAR O SUSTENTO PARA QUEM TRABALHA EM PROL DA MUSICA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: