NOVA MATÉRIA DE CARLOSCARLOS PRA TVT: SEMINÁRIO “ESTÉTICA DA PERIFERIA”

4 05 2011

Salve!!

O ritmo de trabalho tá tão frenético que eu não estou conseguindo postar todas as minhas matérias na TVT em tempo real, mas vou postando conforme consigo umas brechinhas no meu tempo (inclusive ao escrever esse post, tive que parar pra auxiliar aqui na correria do Jornal).

Essa foi ao ar ontem, dia 04/05/2011, no Seu Jornal da Tv dos Trabalhadores como sempre. Fui ao Seminário “Estética da Periferia”, organizado pela ONG Ação Educativa mais vários parceiros, no Pavilhão da Cultura no Parque do Ibirapuera. Mais informações no site www.esteticadaperiferia.org.br

Achei estranho o fato de não ser aberto ao público em geral, que só pode participar via internet. Não gostei também do formato, me pareceu um evento como qualquer outro que não fosse ligado a periferia. Na mesa de abertura não tinha nenhum representante da periferia, apenas patrocinadores do evento e representantes do poder público. Não gostei também do nome “Estética”, acho que esse termo não combina com a periferia, me pareceu algo copiado da elite e seus eventos. Acredito também que num evento como esse seja essencial a presença de anônimos trabalhadores, gente que não tem um “nome pra sociedade”, mas que tem muita coisa a dizer e colocar a respeito do tema periferia, suas histórias, suas vivências, alegrias e dificuldades.

Deixo bem claro que só fui ao primeiro dia do evento e que essas foram as minhas impressões. Se alguém da organização ler isso e quiser se manifestar sobre o que eu escrevi, o espaço do VídeoBlog Bola & Arte está totalmente aberto para a discussão.

Na vídeorreportagem conversei com dois participantes da mesa de abertura do seminário, o Danilo Miranda, Diretor Regional do Sesc e o Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Conversei também com o GOG, rapper que é ícone do movimento hip-hop e um cara que eu admiro por suas posições. Além deles, com o Binho, do Sarau do Binho, um grande cara e com o Fernando Santista do Sarau da Vila Fundão e que eu coligo bastante nas idéias também.

Assistam e opinem sobre o evento e a vídeorreportagem:


Ações

Information

One response

6 05 2011
Nelson Maca

Cadê os pretos da Periferia de SP e do Brasil?

Não foram convidados pelo seminário, não compareceram simplesmente ou não foram vistos e ouvidos?

Afinal de contas, existe alguma arte mais “periférica” que as artes dos pretos em qualuer parte do país?

Na verdade mesmo, diz Hamilton Borges, nós somos o CENTRO do conflito! Mesmo nas periferias das cidades e das Artes!

Vida longa às ONGS e a USP ou uma perifria Nós Por Nós!

Oxalá salve Sérgio Vaz, elo de uma periferia orgânica e essencia!!

Nelson Maca – da Bahia Preta
Blackitude.BA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: