A GRANDE MÍDIA E A VERSÃO DOS FATOS: VC CRÊ EM TUDO QUE ASSISTE?? (CASO DOS JOVENS DE LONDRES)

13 08 2011

Uma das grandes vantagens da web é poder contradizer as mentiras e informações distorcidas que a mídia tradicional publica. A televisão de cima pra baixo, hierárquica, impositiva e “dona da verdade” é realidade no nosso país até os dias de hoje… seja por telejornal, novelas, “vídeos-shows”, Faustões ou qualquer outras formas de cooptação do povo brasileiro. Eles disfarçam, dizem que estão “antenados” com o “novo”, mas a gente sabe bem que as coisas não são assim.

A grande diferença é que hoje temos a internet… e que ela continue livre, sem catracas!!! Pois hoje logo após uma informação passada pela Rede Globo ou qualquer outra Tv, pipocam diferentes versões na rede… e isso é muito vantajoso para a população, que tem a chance de pensar sobre diversos ângulos das questões.

É fato que os grande portais ainda tem grande relevância na rede, mas ainda assim temos o direito de publicar nossas idéias e ir atrás do que realmente nos interessa… o Twitter, por exemplo… é uma ótima ferramenta em que a gente escolhe quem quer seguir e que tipo de informação chega… e as opções são inúmeras… das melhores as piores…

O aumento de produtores de comunicação é muito maior do que no passado e cresce a cada dia… tomara que mais e mais pessoas percebam esses lados da rede, para que esse sistema “de cima pra baixo” caia por terra e diminua cada vez mais. O fato de ter uma plataforma (no caso,  a internet) para lançar suas idéias é estimulante e libertador para qualquer um.

Sou formado em Rádio e Tv desde 2005 e trabalho em televisão já faz alguns anos, percebo o quanto as pessoas não sabem como e o que acontece dentro de uma emissora de televisão… a maioria não tem nem noção de como funciona a edição de um vídeo, ferramenta que dá a cara da informação do jeito que o editor quer… esse é um dos grandes motivos pelo qual a Rede Globo impera a tanto tempo no Brasil: o desconhecimento e a desinformação. Logo, se aconteceu um ocorrido, aquela é a “voz de Deus”, pois ela não está ali para ser criticada, veio “não sei de quem, nem de onde”, mas é vem como uma verdade instituída… em um sistema cruel e inimigo da crítica e das visões multifocais, desde os tempos de escola, até os contatos com as mídias, a publicidade, os valores do capital e etc,etc,etc.

Um exemplo de tudo isso que estou dizendo aqui são os recentes protestos ocorridos em Londres, por jovens indignados com mais mortes causadas pela polícia local e cansados de tanta injustiça social, mesmo que muitas vezes inconscientemente…

Há jovens que entram em lojas e levam tudo o que encontram e o que a grande mídia brasileira faz??? Se utiliza dessas imagens e constrói uma visão e uma versão dos fatos… muitas coisas acontecem por lá, mas eles mostram o que os interessam para construir uma versão tendenciosa… dizem que os protestos em Londres são feitos por vândalos, arruaceiros que só querem bagunçar, roubar e tal… mas o que o senso comum não costuma pensar é que podem ter inúmeros outros motivos pra tudo isso estar acontecendo, ou seja, a grande mídia costuma ter uma visão simplista e tendenciosa, pois tem posições políticas e sociais muito bem definidas e acreditem, nunca do lado da maioria… (vc já percebeu que protestos em geral não são bem-vindos na grande mídia?? No caso, protestos só servem pra atrapalhar o trânsito e causar transtorno, militantes são passados como bandidos e inconvenientes, é a chamada “cultura da acomodação” imposta pelos veículos de comunicação desde que somos crianças).

É natural um veículo de comunicação ter uma posição, o que é complicado é as Organizações Globo publicarem um manifesto dizendo que são isentos, laicos e mais um monte de abobrinhas, é nos chamar de otários (lembra quando o Willian Bonner disse que o típico brasileiro é como o Homer Simpson??). Eles não assumem o que são e se aproveitam da ignorância imposta pelo sistema, para ganharem muito dinheiro e se promoverem como “heróis da nação”, num “bom-mocismo” que dá nojo de ver.

Mas voltando aos jovens de Londres, disponibilizo pra vcs um vídeo da programação da “Globo News” em que os jornalistas fazem de tudo para impor uma versão ao comentarista, que, felizmente, não entra na deles e joga luz sobre os fatos que estão acontecendo por lá… vale a pena reservar seis minutinhos de sua atenção, para pensar no que foi dito nesse texto que deixei aqui…

CarlosCarlos – Bola & Arte

Segue vídeo:


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: