O LIVRO SOBRE O NÉLSON SERÁ DEDICADO A OUTRO NÉLSON (texto de Gilpones)

5 09 2011

Disponibilizo a seguir post do Gilpones, um cara muito fmz que tá pra lançar um livro sobre o grande Nélson Triunfo, pioneiro do hip-hop no Brasil e que tem o mesmo nome do pai do Gil, Nélson, que infelizmente acabou de falecer. O Gil escreveu um post emocionado sobre o ocorrido mas só posso dizer que os guerreiros não desistem, com ctz o Seu Nélson tá cheio de luz num bom lugar!!! Forca a família!!!

Segue post do blog http://biografiadenelsontriunfo.blogspot.com:

Por Gilpones

Desde 1988, quando tive meu primeiro contato com a cultura hip-hop, Seu Nelson a criticava sem tentar entendê-la. “Coisa de marginal”, dizia, repetindo o clichê dos preconceituosos que nunca prestaram atenção na cultura de rua.

Só no ano passado, depois de 22 anos de relutância, consegui fazê-lo entender, respeitar e até apreciar a cultura hip-hop que abracei como uma segunda pele. Guardo isso como uma das maiores conquistas da minha vida!
No ano passado, MC Marechal foi à minha casa. Seu Nelson o conheceu e virou fã. Comprou uma camiseta “Um só caminho…”, colocou vídeos nos ‘Favoritos’ de seu computador e elogiou as poesias.
Depois, conheceu o trabalho de GOG, Thaide, Rashid e outros nomes que passou a elogiar e respeitar. Em abril deste ano, quando organizei um evento de rap na Virada Cultural, ele me ajudou a buscar Zé Brown no aeroporto. Foi extremamente cortês e respeitoso com o MC-embolador, que sempre me pergunta se ele está bem. E, nos últimos dias, Seu Nelson vinha me cobrando: “E o livro sobre o Nelson Triunfo, como anda? E o filme, quando fica pronto?”…

Falo de meu pai, também de nome Nelson, que partiu para seu merecido descanso eterno na última sexta-feira (2/9). A última foto que fiz dele reflete o que quero guardar: a imagem de um brincalhão que gargalhou quando ganhou uma garrafa de guaraná Dolly no último Dia dos Pais (15/8).
Seu Nelson não teve tempo de ver o livro pronto e não teve a oportunidade de conhecer pessoalmente seu xará Nelson Triunfo – de quem virou admirador de tanto me ver trabalhar em cima da biografia e do documentário.
Mas certamente vai me iluminar no restante da jornada para colocar esses trabalhos nas ruas.
Não acho que a coincidência de nomes seja um “acaso”. Tenho enfrentado dificuldades para tocar o projeto do livro sobre Nelson Triunfo, mas meu maior incentivo, agora, será poder dedicá-lo a Nelson Goro Yoshinaga. Afinal, vida segue.

E, como o próprio mestre Nelson Triunfo refletiu, agora é a minha vez de “carregar o bastão”. Hei de fazer jus à vida!
=====
* PS: já vinha ensaiando um aviso aos leitores deste blog e, agora, aproveito a oportunidade para frisar que vou diminuir a frequência das postagens. A causa é boa: estou chegando à fase final do livro e isso vai me exigir mais empenho, mais concentração e menos dispersão. Mas não deixarei de postar as boas notícias sobre os progressos do projeto. Espero que todos compreendam e torçam para que as coisas se encaminhem da melhor forma possível.

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: