PARA A GLOBO, JOGOS PANAMERICANOS NÃO TEM VALOR???

17 10 2011

Para a Rede Globo, os Jogos Pan-Americanos não tem valor??? É, realmente dessa vez, não tem valor de mercado pra eles, já que a Record está com os direitos exclusivos de transmissão.. e só se for valor de mercado mesmo, porque a Globo mostra a muito tempo que o valor está na grana, pois, apesar de ser uma emissora com concessão dita pública, ela se comporta como qualquer outra organização comercial, ou seja, não interessa a informação, a isenção e tudo mais que eles escreveram na recente baboseira chamada de “Carta de princípios editoriais da Globo”.

REGULAÇÃO DA MÍDIA BRASILEIRA JÁ!!!!

A seguir mais informações extraídas do post do Blog do Miro (http://altamiroborges.blogspot.com/2011/10/globo-sabota-jogos-pan-americanos.html?spref=tw):

Por Altamiro Borges

No momento em que setores da sociedade discutem a urgência de um novo marco regulatório da mídia, é emblemática a
postura da prepotente TV Globo na cobertura dos jogos Pan Americanos, que ocorrem em Guadalajara, México. A emissora, que cochilou e perdeu o direito de exclusividade da transmissão para a TV Record, simplesmente decidiu invisibilizar o torneio. Ela está sabotando o Pan!

O caso é tão cavernoso que gerou protestos de telespectadores. Nas redes sociais, a emissora foi bombardeada. Diante da reação, o Jornal Nacional só rompeu o silêncio no sábado e reservou “longos” 20 segundos para falar das medalhas já conquistadas pelos brasileiros. Renata Vasconcelos, âncora do programa, relatou friamente as conquistas das medalhas no taekwondo e no pentatlo.

O crime será
apurado?

Foi a primeira vez que o JN tratou dos jogos de Guadalajara – em pauta há vários meses. Na sexta-feira (14), dia da cerimônia de abertura
oficial do Pan, a emissora simplesmente se fingiu de morta. Os jogos viraram “não notícia”, penalizando milhões de brasileiros que ainda assistem esta
concessionária pública. Um crime que mereceria apuração, caso houvesse um órgão regulador da mídia no Brasil!

No artigo “O Pan olimpicamente ignorado”, publicado no Observatório da Imprensa, o jornalista Rogério Christofoletti já
havia alertado para a gravidade do assunto. Reproduzo alguns trechos da suacrítica:

*****

O fato de a emissora de TV do Jardim Botânico não ter os direitos de transmissão da competição tem feito com que o evento seja
simplesmente tratado como dispensável na pauta do seu noticiário. Pior que não ter comprado os direitos de transmissão é ter perdido a exclusividade para o grupo de comunicação que mais vem ‘incomodando’ com índices crescentes de
audiência…

Alguém aí pode achar natural que não se coloque azeitona na empada alheia, já que estamos tratando de competidores em audiência e de
rivalidade de mercado. Mas informação é um bem diferente de azeitonas em conserva ou empadas. Informação é uma mercadoria de alto valor agregado, que não se degrada com a sua difusão ou compartilhamento e que, muitas vezes, auxilia o
seu portador a tomar decisões, escolher caminhos, reorientar-se no mundo.

Isto é, informação é um bem de finalidade pública, embora seja cada vez mais freqüente que empresas controladas por grupos privados a produzam e a façam circular. Independente disso, o produto carece de cuidados e atenções
distintas.

Então, cobrir o Pan de Guadalajara é mais do que rechear a empada alheia. É garantir que o público tenha acesso a informações que julga
relevantes e interessantes. Afinal, convenhamos, não se pode ignorar os Jogos Pan-Americanos. É uma competição tradicional – existe desde 1951 –, é importante – pois funciona como uma prévia regionalizada dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 – e é abrangente por ser continental e reunir 29 modalidades esportivas. Esses argumentos bastariam para colocar o evento na pauta de qualquer veículo de comunicação que se preze.

No caso das Organizações Globo, ignorar a efeméride é simplesmente deixar de lado seus recém-anunciados Princípios
Editoriais. No documento, os veículos do grupo se comprometem a produzir um jornalismo calcado no que consideram ser os atributos da informação de
qualidade: isenção, correção e agilidade. No item que trata de isenção, os princípios são bastante claros, e cito alguns trechos que colidem com o atual
comportamento do grupo:

… “(d) Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser
publicado, analisado, discutido”…

“(n) As Organizações Globo são entusiastas do Brasil, de sua diversidade, de sua cultura e de seu povo, tema
principal de seus veículos”…

“p) É inadmissível que jornalistas das Organizações Globo façam reportagens em benefício próprio ou que deixem de fazer
aquelas que prejudiquem seus interesses”

Este é um caso típico de descolamento entre o dito e o feito. Claro que as Organizações Globo podem estar preparando coberturas especiais sobre o evento ou correndo para apresentar um material diferenciado às suas audiências. Tomara. Mas se for assim, os veículos do conglomerado estarão atrasados, contrariando outra lei de ouro de seus Princípios Editoriais, a agilidade.

*****

O exemplo da
Argentina

Só para refrescar a memória e irritar os barões da mídia nativa: por motivos semelhantes, o governo da Argentina decidiu retirar do Grupo
Clarín – tão arrogante e poderoso como a Rede Globo – o direito de exclusividade nas transmissões do campeonato de futebol. Uma concessão pública não pode realçar ou omitir o que lhe interessa. Daí a urgência da regulação da mídia no Brasil!


Ações

Information

12 responses

18 10 2011
André Vinícius Almeida

Que ilusão!!! A Tv Globo é a maior emissora da América Latina com 24 hs de programação própria e ninguém vai tirar nada dela. Uma emissora como a record que 1 h da manhã entrega a programação para a iurd nunca sera merda nenhuma

18 10 2011
bolaearte

Ué, André, já tiraram algo dela sim, quem tá transmitindo o Pan é a Record… mas a questão aqui não é essa.. a Globo não falou na sua “Carta de princípios editoriais” que se preocupa com a informação e a isenção?? Então porque ela está sabotando o Pan em sua programação?? Será porque ela não aceita quando um pouquinho do seu monopólio do capital é ameaçado?? Mas o que mais me chama a atenção é o seu amor por essa emissora, igual a boa parte do povo brasileiro.. mas como dizia Paulo Freire: “O oprimido admira opressor”, infelizmente… obrigado pelo seu comentário.

19 10 2011
ANDERSON

A REDE GLOBO ESTÁ UM LIXO ,O PIOR PROGRAMA DO BRASIL: FAUSTÃO , TUDO NA GLOBO ESTÁ RUIM EXCETO O JORNAL DA GLOBO QUE PASSA ALTAS HORAS DA MADRUGADA PARA A ELITE ,QUE NÃO ACORDA ÀS 4H DA MANHÃ. PARA IR TRABALHAR. NOS RESTO É LIXO COMO JÁ FALEI, ESSE NEGÓCIO DE NOVELA É PARA A MASSA BURRA E POBRE,VAI ESTUDAR PARA MELHORAR DE VIDA COMO EU ,TIRE NOVELA DA SUA VIDA,

19 10 2011
bolaearte

Anderson, que comentário é esse?? Primeiro que o Jornal da Globo é a mesma merda de tudo que a Globo faz, informação questionável e sempre em prol da elite, essa mesmo que vc tanto elogia e insiste em fazer parte.. que papo é esse de massa burra e pobre (??), que comentário nazista escroto, como se grande parte da elite ( senão 100%) não assistisse novela e não fosse altamente influenciável por esse tipo de alienação… e como se não fosse imensamente burra!!! Vc não conhece o povo pobre, então não fale asneiras!!! O povo é muito mais inteligente que vc!!!
Antes de falar ou escrever qualquer coisa, faça um auto-análise e preste atenção no seu coração, na sua espiritualidade, no seu ser… aí talvez vc desperte um pouco desse sono profundo e separatista que vc se orgulha de fazer parte.

19 10 2011
Rafi

O problema da globo é que ela quer monopolizar a situação…uma vez q a record comprou transmição exclusiva,ela tah se roedo,pois o fato dela n ser a emissora oficial cai como uma ameaça,tudo bem q a record tb é outra q esta tentando, roubar tudo q a emissora globo conquistou em todos esses anos… tipo a F1,li em algum lugar q a record,tah negociando tb,ela quer tomar o lugar da globo,o que acho dificil,pois a posição q ela ocupa é mt grande,a tradição no brasil,é mt forte,e é tradição assistir globo,por mais merda q seja a programação…mesmo q ela sabote,ou faça outra coisa.

19 10 2011
Rafi

as pessoas continuaram vendo a globo,e ela sempre ficará em primeiro lugar na audiência. =[

20 10 2011
pedro

bem que a globo faz em não divugar os jogos,vai dar audiencia de graça para iurd, que não está gostando que assiste a record.

22 10 2011
Nara

Eu assisto muito a Globo, até pq a Record, não pega nem digital e nem analógico em minha casa. Dizem que a Globo é manipuladora, eu como não tenho preguiça de pensar e gosto de obter minhas próprias opiniões…e só de não ter que ver mulheres frutas na minha tela ou (para quem é mora na Bahia) assistir Se Liga Bocão, apresentando corpos estirados e ensanguentada pelo chão da periferia, em pleno meio-dia…não que tenha a ver com o assunto em questão, mas… Nada a favor da manipulação, mas não posso negar que sensacionalismo me irrita muito mais.

22 10 2011
Nara

Acho justo. A Record tá em condições, então compra os direitos e exige respeito. Acho também que o mala que narra os jogos é tão chato quanto o Galvão, só que um incompetente, que deixa de comentar um lance importante pra falar daquela novela que faz um ano que passa e ainda não terminou. {Exagerei, né?}, mas só na parte que a novela tem 1 ano. Pq a transmissão é ruim mesmo. Ah, foco Nara! A Globo {minha opinião} tem que respeitar o direito da Record e a Record parar de dar ibope a Globo pq a tal já tem d+, quem realmente precisa de ibope é a Record, né? Tô certa ou tô errada?

22 10 2011
Nara

Ah! Primeiro eu escrevi que não assisto pq a imagem não é boa e depois falei do narrador, mas é pq eu vi no trabalho…lá pega direitinho, justiça seja feita.

22 10 2011
Nara

Ah, não posso deixar de comentar que a cara do tio do twitter {WILLIAN BONNER}, ao fazer pequenos comentários sobre o PAN sem imagens, é hilário. Da pra perceber o riso. Eu gostei, cada um que trabalhe pra conquistar seu Ibope. É só a Record melhorar (em todos setores, claro!) que conquista a maioria do público brasileiro.

31 10 2011
marcelo s fagundes

Realmente, é uma lástima a Rede Globo de televisão ignorar a participação de todos os nossos heróis brasileiros, como o ex gari solonei e o nadador mais rápido do mundo Cielo, para citar só dois, por conta de um disputa particular com a emissora detentora dos direitos de emissão do evento. O povo brasileiro não pode ser prejudicado por sentimentos e atitudes mesquinhas de uma emissora que se acostumou a ter tudo sempre.
Marcelo Faundes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: