31 DE OUTUBRO: QUE HALLOWEEN QUE NADA, HOJE É DIA DO SACI!!!!

1 11 2011

Meus/Minhas amig@s,

E não é que hoje a noite estava eu aqui na minha casa e uma molecadinha tocou a campainha… fui atender e eles disseram: “doçuras ou travessuras???”… se por um lado acho “atitude” por parte deles saírem na rua para brincar nesses difíceis tempos atuais, por outro fico triste em ver em como o nosso povo tem postura de colonizado, de reproduzir tudo ou quase tudo do que o país opressor nos faz engolir goela abaixo.

Muitos podem dizer: “ah, para com isso, são só crianças brincando”… mas o triste da história é que não são só crianças brincando, são crianças que tem como referência o que a velha mídia brasileira passa (e por conseguinte os pais deles também passam), numa imposição cultural norte-americana que é exatamente como a grande mídia sempre se comportou, pagando pau e difundindo conceitos e valores daqueles que não querem o nosso bem nem de outros povos, o que eles querem é DOMINAR e EXPLORAR, somente isso.

E é por essas e outras que eu digo e repetirei quantas vezes for necessário: SALVE OS SACIS, OS BRASILEIROS SACIS, NOSSA CULTURA E A NOSSA VERDADEIRA HISTÓRIA!!!

Além disso, hoje é Dia do Saci oficialmente, vc sabia?? Leia o que diz no site Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Saci):

Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelo então líder da câmara do governo, Aldo Rebelo, (PCdoB – SP) e Ângela Guadagnin (PT – SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao “Dia das Bruxas“, ou Halloween, de tradição cultural celta. Propõe-se seja celebrado em 31 de Outubro.

Anteriormente, leis semelhantes foram aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. O Estado de São Paulo oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas, além da capital, já haviam feito o mesmo: São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio PretoGuaratinguetáEmbu das Artes. Em municípios de outros Estados brasileiros, o dia do Saci foi oficializado em Vitória (Espírito Santo)Poços de Caldas e Uberaba (Minas Gerais); Fortaleza e Independência (Ceará)[1]

E também alguns trechos de uma música (rap) minha, intitulada “Samurai-Indigená”, dizem assim:

“Meu olho é puxado pela reza do pajé

Eu sou apaixonado por uma linda mulher

Eu sou abençoado pelo clarão de jaci

E muito das antigas eu sou amigo do saci“.

Um outro verso diz:

“No terreno da cultura brasileira se alimente

Estude essa corrente pra ficar mais consciente

Sem ficar acreditando que os gringos sabem mais

Soltar os gritos das matas sobre as grandes capitais

Pois o mar vai virar sertão e o sertão vai virar mar

Demorô, essa é a hora do resgate começar

E passar pros nossos filhos e pras novas gerações

Um Brasil mais regional, menos desigual

Um Brasil onde o bem prevaleça contra o mal

Um Brasil onde a criança valorize o próprio chão

Não comemore Halloween e sim festeje o São João”

E por aí vai….

E pra finalizar, disponibilizo um vídeo sensacional que eu achei no Youtube, de um “causo” contado pelo Ditão Virgilio, de São Luiz do Paraitinga (SP), sobre a lenda do nosso anti-herói Saci-Pererê:

Que essas histórias sejam contadas por nós aos nossos filhos e netos!!!!!

 


Ações

Information

One response

31 10 2013
mirellagarcia

Republicou isso em Mirellagarcia's Blog.

Deixe uma resposta

