TEXTO DE FANTIMANUMILDE: “PROPAGANDA QUE ROUBA A ALMA DO NEGÓCIO!”

25 11 2011

Faz um tempo que quero criar uma rede de colaboradores aqui no VídeoBlog Bola & Arte, seja com textos, fotos, vídeos, músicas, artes, idéias em geral, mas por questão de tempo (é difícil manter um blog e sobreviver ao mesmo tempo!), isso não tem rolado.

Esses tempos conversando via chat do facebook falei com o meu camarada Fantimanumilde (nos conhecemos da Cooperifa), e ele ficou de enviar um texto dele, com tema livre, sem regras. Eis que chegou, taí, ele enviou um sobre publicidade, propaganda, enfim, uma das grandes falácias dos nossos tempos. Esse é assunto recorrente na minha mente, faz tempo que eu enfoco nesse tema, logo, tem tudo a ver postar sobre isso aqui no blog. Inclusive fiz um vídeo a um bom tempo atrás sobre o mesmo tema!! Saí perguntando nas ruas se os slogans de publicidade de fato fazem siginificado pra elas.. primeiro leia o texto e depois assista o vídeo!!! Não se esqueça de comentar!!!

CarlosCarlos Bola & Arte

Segue texto:

Propaganda que rouba a alma do negócio!

O bombardeio de propaganda é massivo nas mentes das pessoas, incessantemente, todo dia, toda hora, todo minuto, todo segundo. É o funcionalismo do capitalismo, o racionalismo do dinheiro, o jogo do sistema como se diz por aí. Mas quem é esse sistema que falamos? É um ser abstrato? É uma pessoa? Uma organização? Na verdade é o sistema financeiro, um grupo seleto de pessoas que possuem em suas mãos o maior poder aquisitivo do planeta terra, são eles: banqueiros, investidores, donos de agências de seguros, multinacionais etc.

Com o poder econômico nas mãos eles controlam a mídia, entende-se por jornais, revistas, televisão, não obstante a internet, porém com esse último eles ainda não conseguiram de todas as formas manipular. Por que muitos ainda usam de forma correta e a favor do progresso tanto social como cultural, muito embora diversas empresas financiam a própria internet com suas propagandas abusivas!

Propaganda é a alma do consumismo, o verdadeiro mal do século, mas isso ninguém vai dizer na tevê, no rádio, ou em outra mídia anunciante. É um mal desnecessário que impõe ilusões às pessoas fazendo-as se sentirem vazias se não comprarem tal objeto, tal bem material, ou sei lá o que. Ditam as regras do tipo: se você não tiver um carro deste não será ninguém, não terá uma linda mulher ao seu lado, ou quem tem esse carro fez por merecer; ora, e quem não pode ter um carro desses não fez por merecer??

Não é por acaso que vários produtos estão associados com a imagem da mulher, é cerveja, cachaça, carro, moto, apartamento etc. Um comercial com uma porção de loiras lindíssimas bebendo cerveja, na maior descontração, num ambiente de um bar completamente lotado, tinha que mostrar o que acontece depois, um pileque, uma delas vomitando, imagina então pegando um carro e saindo guiando totalmente embriagadas, isso ninguém mostra.

Outra coisa que está mais do que vinculada são as propagandas voltadas ao publico infantil, é muito cruel o que fazem com as crianças, são mensagens que parecem despretensiosas mas que tem um peso brutal no inconsciente dos pequenos, se analisarmos tais propagandas vamos descobrindo a maldade escondida por trás de um mundo lindo e colorido, no qual podemos detectar dizeres que mandam as crianças pedir pro pai comprar tal brinquedo, porque todos amiguinhos já tem e você não tem nenhum, criando na mente da criança uma idéia de auto exclusão, tirando somente essa mensagem como exemplo, existem milhares de mensagens de mal gosto por aí afora.

A meu ver, propaganda tinha que vir com advertência de algum ministério, pode ser o da saúde por exemplo. Nos  comerciais de cerveja, de cachaça, de comida ruim, que são gordurosas, que contem gorduras transgênicas, levando pessoas à obesidade, às doenças do coração e até mesmo ao câncer. Por que isso seria uma propaganda enganosa, tiro como exemplo a propaganda  do cigarro, que mostravam um mundo de pessoas saudáveis, bonitas, envolvidas com a natureza sendo que na verdade tais pessoas das próprias propagandas morreram de forma trágica num enorme sofrimento em cima de um leito hospitalar. Isso seria ou não propaganda enganosa, o outro lado da moeda jamais é mostrado e o pior ninguém foi punido por tal pratica criminosa e não será.

Seriamente temos que ter um olhar crítico sobre esse aspecto, as malditas propagandas, a alma do consumismo que alimenta esse mundo capitalista e violento, não é ouvir na tevê que os caras gastaram um bilhão de dólares no desenvolvimento de um carro e achar bonito, pensar que eu não fiz por merecer e por isso não posso ter determinado veículo, é ver o uso da imagem das crianças principalmente com o intuito de vender algo totalmente supérfluo e que não fará nenhum sentido para suas vidas. Temos que ser racionais e não aceitar determinadas imposições midiáticas, o pensamento crítico tem que vir em primeiro lugar para assim evitar práticas de abuso e de desrespeito.

@FANTIMANUMILDE

Segue vídeo:


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: