CHURRASCÃO NA CRACOLÂNDIA: MINHAS IMPRESSÕES E O ARCO-ÍRIS

15 01 2012

** Todas as fotos desse post foram extraídas do facebook da Raonna Martins (http://www.facebook.com/profile.php?id=1126864627&ref=ts), valeu Raonna, foi indicação do Maurão do Imargem!!!

Churrascão na Cracolândia: pois é, aconteceu ontem, dia 14/janeiro/2012 e eu estava presente. Ao contrário do que muitos pensam quando me vêem nesses lugares, eu não estava trabalhando… de fato tinham duas equipes da TVT lá, mas eu mesmo estava de folga. E não levei nem uma câmerazinha pra fazer vídeos pro blog, pois minha câmerinha está quebrada. Mas de vez em quando também é bom somente ir mesmo, sem câmera, se misturando naturalmente.

Eu sempre fui um amigo próximo de pessoas que vivem em situação de rua, já trabalhei com eles, já toquei com eles e tenho histórias épicas em botecos na relação com essa galera. Tenho dentro de mim a certeza total que, humanamente falando, eles não diferem em nada de mim, de vc e de qualquer outra pessoa. Parece óbvio, mas mesmo lá no churrascão ontem, ainda ouvi muita gente utilizando o termo “o nóia”, “os nóinhas” etc,etc… aqui na web (facebook) também vi comentários falando que o pessoal é “zumbi”, “mortos-vivos”, “farrapos humanos”  e falam sobre eles sentindo peninha e se mostrando o quão são “artistas sensíveis” à causa.

Isso tudo pra mim é uma forma de pré-conceito e rotulação pesada!!! Ninguém quer ser rotulado, todos querem ser vistos como seres humanos, seja o usuário de crack ou quem quer que seja!! Imagine se os moradores da Cracolândia chamassem esses mesmos que eu ouvi chamando-os de “nóias ou nóinhas”, de playboys!!! Nossa, seria uma alarme geral, diriam assim: “esses nóias estão nos rotulando!!!”.

Nessa breve história do Brasil até agora, todos nós estamos ainda muito carregados de pré-conceitos e discriminações dentro de nós, que a elite, a velha mídia, o sistema e o capital fez questão de introjetar dentro da gente.. como diz um conhecido: “O preconceito está dentro da nossa pele”… gosto dessa sinceridade e humildade de reconhecer, pois só assim poderemos evoluir no que diz respeito à pessoa humana, ao olhar para o outro ou outra cada vez mais desprovido de conceitos formados, de personagens sociais…

Cada um daqueles que lá estavam e que moram na região, são pessoas, que tem uma história, uma memória, já foram bebês e crianças como todos, tem sentimentos, suas lutas, seus risos, seus choros… repito que pra alguns isso pode parecer óbvio, mas acho importante frisar essas questões, pois apesar de muitos que lá estavam ontem e foram protestar realmente e se misturar efetivamente, deu pra perceber também os “curiosos” de plantão, aqueles que vêem os moradores da Cracolândia como “peça de pesquisa”, como “exóticos”, estilo o turismo que está rolando nas favelas do Rio, e definitivamente o caminho não é por aí…

Achei válido o protesto, é mais uma forma de chamar a atenção, mas acredito que isso é pouco, muito pouco, e ninguém estava lá por ser “bonzinho”… eu pelo menos estava lá pra me misturar aos irmãos da rua e apoiá-los nesse momento de dura repressão… não por “caridade”, termo esse tão deturpado na sociedade atual. A nossa sociedade está repleta de conceitos e paradigmas absolutos, valores de classes sociais estão fortemente instalados e precisamos atravessar essa ponte!!! Precisamos nos exigir mais, fazer mais pelos outros e por nós… afinal, quando percebermos que somos um organismo só e que os outros somos nós e nós os outros, aí talvez algo mude de fato.

Enfim, já está na hora de não aceitarmos mais tantas violações de direitos humanos!!! A verdade é que qualquer um de nós poderia estar morando ali na Cracolândia, são vários tipos de situações que podem levar a isso!! O que essas pessoas precisam é de contato real, sem medo, sem pena, sem se achar o bonzinho… é olho no olho pra eles sentirem que nos consideramos iguais no sentido humano, é ouvir o que eles tem a dizer e apoiar o quanto for possível.

É fato que ninguém ali é santo, mas do lado de cá também não!!! Julgar o outro é praxe nessa sociedade, procurar entender é que é difícil… ali não tem coitados, tem pessoas gritando por sobrevivência e amor, assim como cada um de nós!!!

Finalizo esse post com a foto de um brilhante arco-íris que se instalou na Cracolândia no dia de ontem, e que ele dure mais e mais, cotidianamente e verdadeiramente dentro de nós.

CarlosCarlos Bola & Arte


Ações

Information

16 responses

15 01 2012
Eduardo

Carlão, concordo com o que tu escrevestes, “Higienizamos” então muitos dos corações e mentes de Higienópolis, do comandante da polícia militar, do governador do estado e do prefeito do prefeito da cidade também, e que junto venha a compreensão de que todos somos uma coisa só, a ganância desenfreada pelo poder cega os corações…

15 01 2012
Rosemeire Gois

Um olhar humano, um dos pouco que li até agora. Existem muitas opinioes e especulações, mais esta para mim é uma analise real da conjuntura. Valeu!
Raonna as suas fotos estão fantásticas, eu nao fui no chrrasco…mais me projetei ao espaço pelas imagens registradas.
ABÇ

15 01 2012
Jão

Por que os organizadores do Churrascão não fizeram uma intervenção semelhante na Cracolândia antes da operação de “limpeza” da polícia? Só isso que eu gostaria de saber.

15 01 2012
Bola & Arte: Churrascão na Cracolândia – minhas impressões | produtor.info

[…] para o outro ou outra cada vez mais desprovido de conceitos formados, de personagens sociais… CONTINUA AQUI. Share this:MaisGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso post. Esta entrada foi publicada […]

15 01 2012
Yuri Lima Torres

poxa tem q acontecer alguma coisa na midia corrupta, para alguem que diz q tem um coração do tamanho do mundo, fazer alguma coisa semelhante, poxa, até quando a sociedade brasileira vai ficar de olhos fechados!!!!

16 01 2012
DILSON

REPASSE…
CLÍNICAS É A SAÍDA …
PRESÍDIOS NÃO É …
Tratamento para dependentes: uma estratégia contra o crime
LINK:
http://comunidadesegura.org.br/pt-br/MATERIA-tratamento-para-dependentes-uma-estrategia-contra-o-crime

16 01 2012
catoalberico

Belo registro. Parabéns.

16 01 2012
catoalberico

Li de novo. Estou emocionado. Obrigado.

16 01 2012
catoalberico

Eu sei que a minha maneira de mostrar uma forte emoção pode parecer um tanto quanto fria. Mas eu sou assim. Cheio de poucas palavras. Obrigado, de novo, pelo registro.

16 01 2012
léia

Acho que ainda existem pessoas que amam seu proximo,mas gostaria muito que aumentasse ainda mais o numero.Se tds tivessem um bom senso e amor a sí proprio com certeza saberiam amar a tds sem limites.Se olharmos para todos os lados averemos d encontrar ainda pessoas sem preconceitos e sem vergonha d saber que nosso pais existem infelismente pessoas dependentes,e que talvez muito perto d nós,até mesmo seu proprio parente.Então não julque mas sim ajude,seja solidario,amigo,e enfim seja HUMANO.

16 01 2012
Vinicius

Galera as fotos eu tirei e postamos no albun da Raona (CEDECA Interlagos) pra quem não compareceu entre la e vaja mais fotos http://www.facebook.com/profile.php?id=1126864627&ref=ts Abraço a todo Vinicius Carvalho

17 01 2012
Cynthia

GOSTEI MUITO DA IDÉIA DE SE MISTURAR, PQ SOMOS IGUAIS, A ANGÚSIA DELES FAZ PARTE DA NOSSA ANGUSTIA, O MEDO DELES É O NOSSO, O SOFRIMENTO DELES É TB O NOSSO. TALVEZ NÃO POR CAUSA DE DROGAS, MAS POR CAUSA DE UM SISTEMA QUE NOS MALTRATA, E CADA UM NA SUA CONDIÇÃO PADECE…
Vou ser sincera, me incomoda muito a questão do acadêmico que olha de cima os dramas sociais. Não só de quem não participa, mas de quem não sente na sua carne essa dor, eles não sabem o que dizem! É preciso se aproximar, se arriscar, dilatar os limites do coração e se deixar ser, crescer como ser humano, não somente como estudioso.

Obrigada por este lindo texto, sua visão é preciosa!
Cyn Rocha

17 01 2012
17 01 2012
JUliana de Souza

Boniteza num ato de vida e solidariedade.
Vida, vida, vida…

18 01 2012
Lisete Gomes das Neves

Eu conheço muito bem quem são essas pessoas, que são tratada como lixo humano. Sempre achei que tem que cuidar da familia, pois esses cuidados que é direito a vida, moradia, comida, saúde , educação,etc……Respeito como seres humanos. Tenho certeza que vai da certo.

18 01 2012
Lisete Gomes das Neves

Conheço esse garoto que esta brincando com a moça de blusa vermelha.

Deixe uma resposta

