NA LUTA COM O SARAU DO BINHO!!!

31 05 2012

Pra quem ainda não está sabendo, a prefeitura de SP, na figura do KASSAB, está fechando o genial SARAU DO BINHO. É muito triste o que está acontecendo e nós não iremos aceitar mais essa injustiça!!!

Impulsionemos essa corrente pra frente e enchamos nossos peitos pra gritar o quanto for necessário, pois estamos cansados de tanta hipocrisia e mentira. Por mim o Bar/Sarau do Binho deveria ser tombado como patrimônio histórico do bairro do Campo Limpo e da cidade de SP, não é possível que os burocratas da prefeitura não percebam a relevância e importância desse projeto.

Enfim, VAMOS LUTAR!!! Hoje o Binho vai ao estúdio do “Seu Jornal” da TVT, onde eu trabalho, para falar sobre essa difícil situação, e eu farei o possível pra gravar matérias com o intuito de pressionar a subprefeitura local para eles se pronunciarem.

A seguir, disponibilizo um vídeo gravado no SARAU DO BINHO, com uma bela apresentação do Ballet Afro Koteban e logo após um  MANIFESTO em defesa do SARAU DO BINHO escrito por Serginho Poeta, um depoimento forte e contundente, lúcido e REAL.

CarlosCarlos Bola & Arte

Segue manifesto:

No dia 28 de maio de 2012 o nosso amigo Binho, brilhante batalhador pela cultura e pelas causas sociais pode ter realizado seu último Sarau. Ao menos foi isso que nos foi dito no bar, que encerra suas atividades por conta de uma multa de R$ 8.000,00 imposta pela prefeitura de SP, por falta de alvará de funcionamento.

O povo deve ter o direito de ter um espaço para se manifestar e apresentar suas criações artísticas, discutir questões de suma importância para toda a sociedade como foi feito várias vezes no Sarau, e que não precise do crivo das instituições governamentais, que seja espontâneo, feito onde o desejo coletivo criar. Não podemos aleijar todo um grupo de trabalhadores que fazem do espaço seu ponto de encontro para comungar a arte, em forma de cinema, teatro, poesia, dança, pintura e tantas outras que por lá passaram.

No espaço muitas pessoas até então invisíveis no meio da multidão dessa megalópole, se descobriram, seja para suas realizações artísticas, seja para o exercício de sua cidadania, portanto entendemos que não pode assim, simplesmente acabar um projeto tão importante para o desenvolvimento da nossa cultura.

O Sarau do Binho já não nos pertence mais, é de toda a nação, uma vez que muitos projetos culturais tomaram-no como inspiração, em lugares remotos da cidade; do Estado, haja visto a participação no Circuito Sesc, onde percorreu várias cidades do interior de São Paulo e foi visto por milhares de pessoas; e do país, onde compatriotas de diversos estados enviam mensagens de agradecimento ao ter passado por nossa cidade e podido participar deste encontro tradicional de segunda feira.

É preciso muito mais que talento para continuar fazendo arte em um país onde apenas o produto cultural interessa aos patrocinadores da cultura, onde a grande mídia vira as costas para as tradições que não se enquadrem nos seus modelos, vide o Carnaval que surgiu de uma necessidade tão legítima e se tornou um grande negócio para as grandes marcas, os grandes meio de comunicação e para os dirigentes das escolas, que vendem a paixão de tantas comunidades. Mas, valente que sempre fomos, não só no discurso como na prática, afinal quantas ações já partiram desse coletivo visando buscar o direito à cidadania, como no apoio à diversas organizações que lutam pelo seu direito, à moradia, à educação, à alimentação e à cultura, não podemos nos render e vamos assoprar esta brasa até que a chama volte a aquecer nossos anseios de um país mais justos e sem classes.

Não podemos deixar morrer o Sarau do Binho. É hora de mostrar a força dos coletivos culturais e sociais de São Paulo e do Brasil. Contamos com o apoio de todos.

 Serginho Poeta


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: