INCÊNDIOS NAS FAVELAS DE SP: O QUE ISSO TEM A VER COM O MERCADO IMOBILIÁRIO?? VEJA NA REPORTAGEM DE CARLOSCARLOS

19 09 2012

Meus/minhas amig@s,

Com tantos incêndios acontecendo em série na cidade de São Paulo, e com a constatação de um mapa que foi criado na rede que eles tem acontecido primordialmente em áreas ligadas ao mercado e à especulação imobiliária, não há como não se considerar a suspeita de ligação entre as partes.

Mas infelizmente isso não é levado em conta pela Defesa Civil de São Paulo, mais especificamente na pessoa do Coronel Jair Paca de Lima, esse que eu entrevistei por duas vezes e que sempre bate na tecla do “tempo seco” e visivelmente se constrange ao ser questionado sobre incêndios criminosos vindo por parte dos ricos, aqueles que tem poder efetivo na cidade. É mais simples dizer que foi uma briga de moradores, ou seja, criminalizar os pobres é mais rápido e prático.

Ontem eu gravei e foi ao ar uma reportagem que eu fiz com a Julia Moretti, gestora em projetos sociais da PUC-SP e que acompanha várias comunidades da cidade, entre elas a Favela do Moinho e a Favela do Areião, as duas atingidas recentemente pelo fogo. Ela falou claramente sobre as suspeitas que recaem sobre o mercado imobiliário da cidade, bem como questões de desassistência do poder dito público às comunidades atingidas e a organização de uma carta aberta da comunidade do Moinho através de uma rede de apoio aos moradores, levando em conta às suas opiniões, muito além das versões da velha mídia e da Defesa Civil. Fatos relevantes sobre o desinteresse e a incompletude dos sistemas preventivos de incêndio no atual mandato, sobretudo na Favela do Moinho, também foram apontados.

Assista a reportagem de CarlosCarlos que foi ao ar pelo Seu Jornal da TVT e que ficou clara, direta e esclarecedora:


Ações

Information

One response

21 09 2012
Mais de 50 Favelas incendiadas em 2012. Não pode ser coincidência! « massaladiversidade

[…] a matéria de Carlos Carlos Pereira “Incêndio nas Favelas: O que isso tem a ver com o Mercado Imobiliário?”, o coronel Jair Paca de Lima sempre associa o incêndio ao “tempo seco” ou a […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: