VÍDEO-CHAMADA PARA O CORDÃO DA MENTIRA, SÁBADO, 29/SET/2012

27 09 2012

Salve galera,

Sábado é dia de Cordão da Mentira, um importante ato de protesto contra a ditadura civil-militar que insiste em perdurar nessa sociedade hipócrita e nessa edição principalmente pelo fim do genocídio popular!!

A seguir um vídeo independente que eu editei em parceria com o Caio Castor do Cordão, chamando para o ato, e mais abaixo o release do Cordão com todas as informações:

Segue release:

Cordão Carnavalesco sai às Ruas em protesto contra violência do Estado em São Paulo

O aumento dos atos de violência policial registrados em 2012, em São Paulo é o mote para o 2º desfile do Cordão da Mentira, que tomará as ruas do centro da capital neste sábado (29).

Com o tema “Quando vai acabar o Genocídio Popular?”, o desfile, que ocorre três dias antes do aniversário de 20 anos do Massacre do Carandiru, passará por lugares que simbolizam a institucionalização de práticas brutais nas forças policiais, como a sede da GCM (Guarda Civil Metropolitana), a Prefeitura, a Secretaria de Segurança Pública e o TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo, assim como pontos simbólicos das políticas de higienização e segregação do Estado e de parte da Sociedade Civil no centro da cidade, como o Projeto Nova Luz e o Viva o Centro.

Em meio à nova onda de chacinas na periferia paulistana, seguidos do sistemático aumento de incêndios criminosos em favelas, poucos meses após a barbárie de Pinheirinho, o Cordão da Mentira responderá estética e politicamente ao momento em que vivemos. Cantará nas ruas, aos despejados, aos humilhados, aos encarcerados, aos massacrados, aos chacinados. Aos jovens negros que não tiveram chance; aos que, para a “sociedade”, valem menos do que a bala que os mata.

Em seu desfile anterior, realizado no dia 1º de abril deste ano, o Cordão reuniu cerca de mil pessoas, em desfile contra jornais, empresas e outros apoiadores da ditadura civil-militar iniciada em 1964.

O Cordão vai tomar as ruas de novo! Carnavalizar contra os incêndios nas favelas, contra a política de habitação que promove a segregação, contra a violência em relação aos moradores de rua, contra a política de higienização da Cracolândia, contra a política de transportes que carrega antes funcionários que cidadãos, e contra a política de assistência social que é uma mosca na sopa de muita gente! Com o som de nosso batuquejê, cantaremos à transformação! AS RUAS SÃO PARA LUTAR! (e quem não luta dança).

A concentração será às 11h no largo General Osório (próximo à estação Luz do metrô), mesmo local em que o cordão se dispersou em abril. E não poderia haver escolha mais oportuna: entre o primeiro e o segundo desfile, entre a impunidade dos assassinos e torturadores da ditadura e o silêncio diante das chacinas diárias da população pobre, há antes continuidade do que ruptura.

Confira o trajeto do cordão:

TRAJETO (segue resumo, abaixo):

A antiga sede do Dops (Departamento de Ordem Política e Social) no largo General Osório, que hoje abriga o Memorial da Resistência, será o local da concentração e o ponto de partida do cordão.

De lá, os manifestantes seguem para o Espaço Projeto Nova Luz, símbolo de outra face da violência do Estado contra a população pobre: a política higienista que governos como os de Serra, Kassab e Alckmin implantam em São Paulo.

O cordão passará então pela sede da GCM e, em seguida, pela Ocupação Mauá, de onde 273 famílias lutam para não serem despejadas. Recentemente, a Justiça concedeu pedido de reintegração de posse em favor dos proprietários do imóvel, que abandonaram o prédio por 20 anos e devem mais de R$ 2 milhões de IPTU aos cofres públicos.

A manifestação passará ainda pela Prefeitura de São Paulo e por duas de suas secretarias: a de Administração Penitenciária e a de Segurança Pública, representantes das políticas de encarceramento generalizado e de institucionalização de práticas policiais violentas.

Os manifestantes irão à Agência Funerária Central, de onde seguem para o TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo. Finalmente, a dispersão do cordão ocorrerá na praça da Sé.

TRAJETO (resumido)

Concentração (11h): Largo General Osório

R. do Triunfo

R. Gen. Couto de Magalhães.

R. Mauá

Av. Casper Libero

Vd. Santa Ifigênia

R. Libero Badaró

R. Cristovão Colombo

Vd. Brigadeiro Luis Antônio

Vd. Dona Paulina

Pç. Dr. João Mendes

R. Anita Garibaldi

R. Venceslau Brás

Pç. da Sé

Dispersão

CORDÃO DA MENTIRA

Quando: Sábado, 29 de setembro de 2012, a partir das 11h

Onde: A concentração será às 11h no largo General Osório (próximo à estação Luz do metrô).

 


Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: