UM IMPORTANTE TEXTO DE HELENA SILVESTRE: ESQUERDA, É HORA DE UNIÃO!!!

21 06 2013

Um importante texto enviado pela camarada de luta Helena Silvestre:
A estratégia de como passar dos anéis aos dedos e depois à tudo

Temos vivido um momento extremamente rico da história recente do país; milhares de pessoas – já se somaram mais de um milhão – saíram às ruas tornando reais os descontentamentos que antes estavam presos nas páginas das redes sociais.
O fato de as pessoas saírem de casa para protestar, o fato de uma juventude que nunca antes tinha protestado estar nas ruas, o fato de a revolta assumir forma física pelas ruas de todo o país é bom, é rico é fundamental.
Em um país que tem 190 milhões de pessoas, sendo a maioria de trabalhadores explorados, ainda é pequena a multidão que se move nas manifestações.
No entanto, a “pequena multidão” já foi suficientemente grande para fazer voltar atrás governos de centro e de direita, foi suficiente para conquistar na marra uma vitória que não viria de outra maneira, foi suficiente para que a mídia se contradissesse e se enroscasse em sua própria armadilha de manipulação. Mas foi também grande o bastante para que a extrema direita e os neo-nazistas viessem confrontar-se com aqueles que lutam e, com seus métodos covardes, agem agredindo, desconstruindo o sentido que deu início às marchas.
O Movimento Passe Livre deve ser extremamente respeitado por ter carregado a luta pelo transporte público gratuito e de qualidade durante muitos anos. Quando não havia mídia e nem milhões, estavam lá, construindo a resistência. 
Muitas das pessoas que estão nas ruas, nunca lutaram antes e carregam a bandeira do Brasil porque é aquela a única que já carregaram em dias de vitória da seleção, por exemplo. Só que alguns, muito poucos dentre estes, utilizam a desinformação do povo para potencializar um nacionalismo que é destrutivo e reacionário. Muitos dos que estão nas ruas escrevem nas paredes, nos ônibus e daí? Que fazer com a voz que nunca antes teve espaço para dizer o que pensa.
Nos debates estratégicos temos diferenças históricas no campo dos que lutam, socialistas, anarquistas, comunistas, social-democratas, autonomistas, etc. Mas, nos combates também estivemos juntos em muitos momentos diferentes da história, contra o fascismo, contra a direita, contra os nazistas.
Este é um momento em que o povo vai às ruas contra tudo e o risco de que toda essa força termine em nada é exatamente aquilo que devemos evitar.
O governo muda suas táticas, como Giusepe de Lampedusa, muda tudo para que nada mude. Entrega os anéis para não perder os dedos.
Mas nós, os que lutamos há tempos, não queremos sequer apenas os dedos, queremos que o mundo se liberte da exploração capitalista e da opressão da burguesia.
Portanto devemos dizer claramente:
Somos contra o capitalismo, contra o machismo, o racismo, a homofobia, contra o fundamentalismo, contra as opressões – de toda forma, contra a exploração – de toda forma. Somos contra a violência do estado burguês, contra o vandalismo capitalista que depreda nossas vidas todos os dias e há séculos. Claro que também somos, portanto e na prática, contra o aumento da tarifa e também sonhamos com o passe livre, com o mundo livre, com a vida livre.
Todos aqueles e aquelas que venham às ruas somar-se conosco, devem saber disso, devem buscar defender isso e lutar contra a direita que tenta nos dividir, nos agredir e impedir que a democracia manifeste tudo aquilo que expressa a imensa pluralidade de pensamento dos trabalhadores.
Helena Silvestre – Militante do Luta Popular


Ações

Information

One response

21 06 2013
Teresa Andrade

guardadas as devidas proporções, os líderes do movimento passe livre devem ser responsabilizados!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: