40 ANOS DE UM GOL INFAME: FUTEBOL E LUTA, TEM A VER?

23 11 2013

Por CarlosCarlos

O post a seguir, extraído do sítio Impedimento, mostra bem como o futebol tem envolvimento direto às questões políticas de países do mundo todo. Nesse caso, a recusa dos soviéticos de jogar no campo que serviu de execução de várias pessoas na ditadura, foi um ato corajoso e muito importante simbolicamente. Assim como a atitude da velha fascista FIFA, serve pra nos relembrar mais uma vez o que vivemos até os dias presentes: o poder não cansa de oprimir e dominar, mesmo no futebol.

Por isso não dá pra deixar de ressaltar o fato de como esse esporte, o futebol, poderia ser muito mais utilizado em prol da luta social que traz mudanças práticas e conceituais ao imaginário do torcedor e das pessoas como um todo. Que os torcedores brasileiros acordem, que os jogadores brasileiros acordem!

Segue post:

Hoje se completaram 40 anos de um dos episódios mais infames da história do futebol: a partida entre Chile e União Soviética pela repescagem para a Copa do Mundo de 1974. O jogo aconteceria em 21/11/73 no Estádio Nacional de Santiago, que havia sido usado como prisão política e local de execução pela ditadura de Pinochet até poucos dias antes. Os soviéticos se recusaram a disputar a partida ali. Mas a FIFA, como de costume, lavou as mãos. E mandou o jogo “acontecer” no estádio onde mais de 400 pessoas perderam a vida nos dois meses anteriores. O Chile entrou em campo sem adversário, e seus jogadores cruzaram o gramado vazio tocando a bola até fazer o “gol da classificação” no arco aberto.

Para a tarde não ser um anticlímax total, o governo arranjou um amistoso contra o Santos de Pelé para ser disputado no lugar do jogo contra a URSS. Os santistas acabaram melando a festa de Pinochet, aplicando uma goleada de 5 a 0 no time que tinha lendas como Elías Figueroa e Carlos Caszely.

Em setembro, recordando os 40 anos do golpe de Estado no Chile, nós contamos a história do Estádio Nacional como campo de prisioneiros.


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: