Quando a aula quem dá são os estudantes

5 12 2013

Uniao Campo Cidade e Floresta

Quando não tem diálogo, a aula quem dá são os estudantes

 por Sassá Tupinambá*

1456802_237792623047084_522926546_nNa minha adolescência, quando eu iniciei meus estudos sociais, participando dos movimentos de moradia e estudantil na zona leste de São Paulo, no início dos anos 90’s, acreditava que a educação seria a alavanca que moveria o mundo. Ingressei-me no curso técnico do magistério, tive acesso as teorias pedagógicas, que logo depois fui colocando em prática, mas 2 dos pedagogos que estudei me inquietavam, Ferrer e Freire e descobri que esta educação é colonizadora.

 

Foi durante os estágios que fui percebendo que a educação que o estado oferece, não se trata daquela educação que nos serve de ferramenta para a transformação, pelo contrário, esta educação é a responsável pela alienação de nossa classe. Ela serve apenas o sistema e suas fabricas, monoculturas e construções. Nos tornam robôs, todos iguais na linha de produção, mas só…

Ver o post original 1.248 mais palavras


Ações

Information

One response

6 12 2013
ALUNOS DE ESCOLA DE SÃO PAULO LUTAM POR PARTICIPAÇÃO POLÍTICA EFETIVA NAS DECISÕES DA ESCOLA: TODO APOIO!!! | BOLA E ARTE

[…] grande guerreiro irmão desse blog Sassá Tupinambá, falou certeiramente sobre a luta dos alunos e já foi postado aqui no […]

Deixe uma resposta

