ESTUDANTES DE ESCOLA DO JD SÃO LUÍS SOLTAM A VOZ E EXIGEM DIREITOS EM DEBATE COM PROFESSORES E DIRETORES

11 12 2013

Por CarlosCarlos

Hoje, 10/12/13, foi foda. Impactante. Enérgico. Verdadeiro. Legítima luta de guerreiros juvenis.

Digo isso pois fui participar do debate/conversa dos estudantes da Escola Estadual Antônio Manuel Alves de Lima, que fica no Jardim São Luis, periferia sul de SP, com seus professores e a diretora da Escola, e foi de arrepiar.

Os estudantes lutam pela não construção de um muro na escola que, na opinião deles, os deixarão mais presos do que já são por todos os lados nessa sociedade. E também lutam por efetiva participação nas decisões da escola, pela organização de um Grêmio Estudantil, entre outras pautas, e por GRITAR, GRITAR ALTO PRA ESSA SOCIEDADE HIPÓCRITA OUVIR!!

NOTA IMPORTANTE: Ontem, após receber chamado da diretoria da Escola, a Polícia Militar baixou na escola, uma aluna foi agredida, e os estudantes vêm recebendo uma série de assédios morais por parte dos funcionários da Escola. A repressão está forte, mas a LUTA também. Hoje foi muito bom, os estudantes mostraram a que vieram e colocaram os professores na parede!

Fiquei estarrecido com o nível de conservadorismo, autoritarismo, falta de diálogo e repressão por parte da maioria dos professores. Aqueles que deveriam estar lá lutando junto com os estudantes, estavam, de forma autoritária e truculenta, querendo calar a voz deles. Não conseguiram.

(Por isso que no final da minha fala no debate eu lembrei a frase: “Ser professor e não lutar é uma contradição pedagógica”).

Por outro lado, vi jovens estudantes soltando o verbo, com argumentos muito bem embasados e lutando pelos direitos básicos de luta, dizendo não aos muros reais e subjetivos impostos por uma Escola que ao invés de libertar, prende. Os grafites de Bruno Pere já avisam que “Escolas são gaiolas”…

A luta está em andamento e é necessário que todos que se solidarizam com a causa se juntem a nós, gritem junto, presencialmente ou aqui na web também. Se há um momento de se mexer é agora, pois quando estudantes gritam por liberdade num sistema de ensino repressor e falido, nós não podemos ficar de braços cruzados apenas observando, temos que chegar junto! Eles precisam do apoio de todos nós, pois o lado contrário usa de todas as armas repressoras do Estado, como por exemplo, a Polícia, como já foi dito.

Em breve postaremos um vídeo mostrando parte do que aconteceu hoje.

A LUTA É LEGÍTIMA E NÃO VAI CESSAR!!! QUE TODOS OS ESTUDANTES DO BRASIL SIGAM ESSE EXEMPLO!!!

estudantes luta


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: