História

A ideia de criar o Bola e Arte surgiu em 2007, quando CarlosCarlos participou de um curso de jornalismo esportivo ministrado por Flávio Prado, atual apresentador do Mesa-Redonda Futebol Debate, da TV Gazeta, e também de tradicionais programas da Rádio Jovem Pan, em São Paulo.

 

Durante o curso, percebeu que o que vinha sendo ensinado fazia parte de antigos e convencionais modelos de televisão. Percebeu nos jovens participantes a intenção de se apropriar desses modelos, mas acreditava que a verdadeira vontade dessa geração era de se desvincular dos velhos padrões e criar novos formatos e linguagens, tanto no que diz respeito à técnica, como também ao conteúdo.

 

Ao sentir esse descompasso entre o que era propagado pelos palestrantes do curso e os anseios de sua geração, CarlosCarlos teve a inspiração para criar o Programa Bola e Arte, e assim uniu três temas que tanto o interessam: futebol, arte e transformação social, que pra ele estão intimamente ligados, mas que infelizmente não são retratados dessa forma pela grande mídia.

 

Com equipamentos de áudio e vídeo emprestados, mesas fornecidas por um boteco do bairro do Brooklin e amigos como convidados, CarlosCarlos gravou um piloto do Bola e Arte, na raça, simplesmente por acreditar que a sua idéia fazia muito sentido e tinha potencial para acontecer na TV brasileira.

 

Para divulgar o programa, o inscreveu no primeiro Festival de Televisão organizado no Brasil, o Festival Internacional de Televisão da IETV (Instituto de Estudos de Televisão), que aconteceu em 2007, no Rio de Janeiro.

 

Durante o festival, CarlosCarlos assistiu a uma palestra de Marcelo Botta e Demian Grull, gerente de conteúdo e qualidade e diretor de programação da Fiz TV, respectivamente. Após esse contato, em poucos dias a FizTv manifestou a intenção de exibir o Bola e Arte semanalmente em sua grade.

 

O Bola e Arte foi, então, o primeiro programa fixo realizado por um usuário na grade da FizTV. Hoje existem outros na chamada “Fiz +”, faixa de programação reservada a usuários do site com programas fixos na grade.

 

Desde o princípio, o programa mostrou-se pioneiro e inovador também por ser realizado na própria casa do apresentador, no bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo.

 

O Bola e Arte ficou durante um ano na grade fixa do canal do Grupo Abril. Foram exibidos 45 episódios. Alguns foram gravados externamente, como um episódio muito especial, exibido diretamente do Morro Santa Marta, no Rio de Janeiro, assim como os últimos programas, gravados durante as férias de janeiro na Cidade Maravilhosa, na chamada “Temporada RJ”.

 

Além de serem exibidos pela televisão, todos os episódios foram disponibilizados na Internet (www.fiztv.com.br/bolaearte), na página pessoal do programa, onde este já teve mais de 20.000 visualizações.

One response

24 11 2010
Como montar sua webTV

[…] atividade será coordenada por Carlos Carlos. Autodidata (veja sua trajetória), criador e autor de Bola e Arte, um programa que já transmitido pela TV Cultura e QuizTV (Abril), […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: